História e Patrimônio

Roteiro

Percorrer as ruas de São Pedro da Aldeia é fazer uma volta ao passado, na história e na cultura brasileira.

Originária da Aldeia dos índios de São Pedro de Cabo Frio, a cidade tem na Igreja dos Jesuítas, localizada na Praça Agenor Santos, e tombada como patrimônio nacional, o maior marco da história colonial da região sudeste fluminense. Considerada uma das primeiras igrejas jesuítas do Brasil, com suas grossas paredes de pedra, cal e azeite de baleia, forma com o Convento e o Cemitério Paroquial um conjunto arquitetônico harmônico e de rara beleza para quem chega ao centro da cidade.
 
Ainda na mesma praça, a Igreja do Sagrado Coração ou igreja da frente, também consagrada a São Pedro, diferencia-se da antiga igreja por suas linhas arquitetônicas simples do século XIX. Quase em frente a Igreja, não deixe de visitar a Casa da Cultura, que sempre apresenta exposições de artes plásticas e artesanato, valorizando os artistas aldeenses. Na Praça Doutor Plínio Assis Tavares,  estão o canhão do século XVI e o marco histórico da cidade, dois importantes monumentos representativos da história de São Pedro da Aldeia.
 
Ainda no centro de São Pedro admire a simplicidade do casario na Avenida São Pedro, como a Casa da Neusa e a singularidade da Casa dos Azulejos, antiga residência construída em 1847. No jardim, não deixe de olhar em direção a lagoa e ver como as construções antigas se comunicavam com a praia de São Pedro. Outros imóveis refletem o ar de cidade pacata do interior, como a antiga Estação Ferroviária.
 
Para completar seu roteiro cultural, imperdível é uma visita à Casa da Flor, localizada no bairro do Vinhateiro. Construída por Gabriel Joaquim dos Santos é considerada pelos arquitetos como um marco da arquitetura espontânea e representa um patrimônio único de toda a região da Costa do Sol. Surpreenda-se com as centenas de cacos de louça, vidro, telhas, pedras, conchas e outros materiais que dão forma, colorido e vida a pequena casa, reconhecida como patrimônio estadual. 
 
Outra visita interessante é ao Museu AeroNaval, localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, criada em maio de 1966, única base aérea da Marinha do Brasil. Além de aeronaves, o museu apresenta exposições sobre a história da aviação naval brasileira.